segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Catedral Metropolitana

Localizada no centro da cidade, na praça da matriz a catedral metropolitana de Porto Alegre ou Paróquia Nossa Senhora Madre de Deus pode ser considerada a maior forma de expressão religiosa de toda a cidade, estima-se que na segunda metade do século XVIII fora levantada a primeira capela feita de pau-a-pique, o pequeno templo fora construído junto a Rua da Praia sob a invocação de São Francisco da Chagas, lembrando que nessa época a cidade se chamava Porto dos Casais e a capital do Rio Grande do Sul era a cidade de Viamão. Em 26 de março 1772 o Bispo do Rio de Janeiro criou a Freguesia de São Francisco do Porto dos Casais, e pede que se construa uma nova igreja que atenda capacidade de uma matriz, um ano depois o mesmo Bispo mudou o orago da igreja para Nossa Senhora Madre de Deus. 
     Com a transferência do estado de Viamão para Porto dos Casais o vice-rei ordenou que se demarcasse uma área para a construção de uma nova igreja, a qual se iniciou a construção em 1780 apesar dos poucos recursos que se tinha. Em sete de maio de 1848 o Papa Pio IX cria a diocese de São Pedro do Rio Grande do Sul e nomeou como catedral provisória a igreja Matriz de Nossa Senhora Madre de Deus. No entanto a construção da nova Catedral só se iniciou em 07 de maio de 1921, sendo que só veio a ser inaugurada em 1971 e dada como concluída em 1986.
     Alem do lado religioso é muito importante ressaltar a parte arquitetônica da catedral, a modesta igreja que começou como um rancho de pau-a-pique tornou-se uma paróquia, depois uma bela Matriz e por ultimo veio a ser a esplendida catedral que é hoje. Com tantas mudanças existiram muitas construções, a ultima iniciada em 1921 foi a obra que deixou a igreja como ela é hoje. O projeto de João Batista Giovenale, um arquiteto que era reconhecido por trabalhos em Roma, apesar de conservar o desenho geral da fachada a simplicidade e firmeza das linhas que caracterizam a arte da primeira Renascença, em cujo estilo foi inspirada a nova catedral tentou dar um forte movimento pelo contraste entre as torres e o frontispício. A catedral é dona de uma grandiosa cúpula que possui 18 metros de diâmetro interno e também 65 metros de altura, 15 a mais do que as torres para manter a simetria e não diminuir a grandiosidade da cúpula. A igreja também possui uma vigorosa cripta entalhada em blocos de granito de 1.30 m, com oito cabeças de índios esculpidas nos muros, uma representação no inicio da colonização do Rio Grande do Sul.
    Formada num todo por um misto de beleza e cultura, a Catedral Metropolitana é um ponto turístico imprescindível da capital dos gaúchos, sua beleza é tanta que deveras faltam palavras para descrevê-la, por isso o mais aceitável é uma visita para conhecer o local e assim observar os diversos detalhes presentes nessa obra de arte.

Vista frontal da Catedral.
                     

Vista externa parcial onde pode-se visualizar a cúpula com seu revestimento em bronze.



Vista do altar central.

Maiores informações:  http://www.catedralmetropolitana.org.br
                                        catedralmetropolitana@via-rs.net



ASS: Christopher de Oliveira Correa