segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Caminhos Rurais de Porto Alegre


Caminhos Rurais de Porto Alegre

Três paisagens são marcantes na geografia de Porto Alegre: a da planície – onde se concentra a efervescência urbana, cultural de comércio, serviços e eventos, a do Lago Guaíba – com sua orla fluvial de 72 km, e a formada por uma cadeia de 40 morros, que faz um recorte ondulado no horizonte em direção ao Sul.
Do topo desses morros pode-se descansar os olhos nas águas calmas do lago e ter as mais belas vistas panorâmicas da cidade. É em meio a essa paisagem da zona Sul e seu clima de montanha, que estão os Caminhos Rurais de Porto Alegre – um rico patrimônio ambiental e cultural do município.
Com 41 atrativos, os Caminhos Rurais ampliam as opções de lazer na Zona Sul em bairros onde a história está nos costumes, na arquitetura, nas ruas, nas figueiras seculares das praças, nas festas populares que comemoram as colheitas, nos produtos coloniais, no artesanato, nas cantinas e restaurantes. Esta região das estâncias do século XIX é hoje ocupada por pequenas propriedades de expressiva agricultura familiar e de frutas por safra. O mel e a floricultura são famosos, assim como a pesca e as curiosas criações de ovelhas, búfalos e cavalos.
Os Caminhos Rurais são uma ótima experiência de resgate das origens e de uma vivência de turismo sustentável.


Informações:

Secretaria Municipal de Turismo de Porto Alegre
Site: www.portoalegre.rs.gov.br/turismo
Fone: 0800 517686



Associação Porto Alegre Rural
Site: www.caminhosrurais.tur.br
Fone: (51) 3319-4133
E-mail: sat@turismo.prefpoa.com.br
Site: www.caminhosrurais.tur.br
Fone: 0800-517686



Postado por: Cátia Kornalewski, Elenita Paulino, Fernando Soares, Luciana Mattos, Vítor Hugo e Walkiria Rocha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário