domingo, 7 de novembro de 2010

MARGS-MUSEU DE ARTE DO RIO GRANDE DO SUL ADO MALAGOLI

            O MARGS é considerado o principal museu de arte do Rio Grande do Sul e um dos mais importantes do país.




Criado em 1954, foi inaugurado oficialmente em 1957. Em 1997 foi complementado ao seu nome o nome de seu fundador Ado Malagoli, um artista e professor paulista.


Primeiramente o museu foi instalado no foyer do Theatro São Pedro. O prédio atual, que foi construído para ser a sede da Delegacia Fiscal da Fazenda no estado, só passou a ser usado como museu em 1978.  O prédio, que começou a ser construído em 1913, é notável por sua beleza e imponência, e pela riqueza de detalhes e materiais espalhados em sua fachada e interiores.


A primeira exposição realizada pelo MARGS chamava-se “Arte Brasileira Contemporânea”, e ocorreu em 1955. Por volta de 1956, calcula-se que o acervo do MARGS contava com cerca de 100 obras. Hoje, seu acervo reúne quase três mil obras de artistas nacionais e internacionais, compondo quase todos os movimentos artísticos que se desenvolveram na região, desde meados do século XIX até os dias atuais.
            O MARGS, além de suas exposições de acervo e de convidados, oferece ainda cursos, palestras e seminários teóricos sobre arte, cursos e oficinas práticos diversos, visitas guiadas mediante agendamento prévio, e dispõe de dois auditórios, uma arte-loja, um café e um pequeno restaurante.

-Endereço: Praça da Alfândega, s/n°, Centro, Porto Alegre
-Cep.: 90010-150

-Fone (51) 3227-2311 - Fax (51) 3221-2646
-E-mail: museu@margs.rs.gov.br


- Visitação de terças a domingos, das 10 às 19 horas. Entrada franca




Camila Trindade;Índio Cândido; Luana Silva; Susana Berta; Taiany Castro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário