domingo, 7 de novembro de 2010

MEMORIAL DO RIO GRANDE DO SUL





A ideia da criação de uma instituição que privilegiasse a cultura gaúcha surgiu entre 1995 e 1996, sendo concretizada por meio de um convênio entre o governo federal e o estadual, em setembro de 1996. Ficou acertado, nessa ocasião, que a sede dos Correios e Telégrafos por quase um século, abrigaria um local de difusão de cultura e memória rio-grandense. O acordo de cedência do prédio implicou também a criação de um Museu Postal e uma Agência Filatélica (agência para colecionadores de selos).


O projeto de restauração foi previamente aprovado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), uma vez que o prédio foi tombado em 1980.




O antigo prédio dos Correios e Telégrafos foi totalmente revitalizado para abrigar a Instituição. Surgiu, dessa forma, um centro de informação e divulgação da história do Estado, reunindo objetos, mapas, gravuras, fotos, livros, imagens iconográficas e depoimentos importantes sobre os principais fatos ocorridos no Rio Grande do Sul. O riquíssimo acervo está exposto através de uma concepção museográfica moderna, permitindo, assim, a integração com o público e o fácil entendimento dos conteúdos.


Endereço: Rua Sete de Setembro, 1020

Praça da Alfândega - Centro Histórico - Porto Alegre – RS

Horário de visitação: de terça a sábado, das 10h às 18h

Informações: 51-3224.7210

Site: www.memorial.rs.gov.br





Camila Trindade;Índio Cândido; Luana Silva; Susana Berta; Taiany Castro.








Nenhum comentário:

Postar um comentário